Ele explicou que, no momento do sismo, a usina de Bushehr não estava gerando energia, mas que, mesmo quando operacional, ela "foi projetada para resistir a terremotos de mais de 8,0 na escala Richter".
O terreno da usina poderia abrigar até seis reatores nucleares, e Abbasi-Davani disse que a construção de mais duas unidades com capacidade para pelo menos mil megawatts vai começar no "futuro próximo".
O Irã já identificou outros 16 lugares no país adequados para a construção de usinas atômicas.
O país fica sobre várias falhas tectônicas importantes, e já sofreu terremotos devastadores, como o de magnitude 6,6 que matou mais de 25 mil pessoas em 2003 na cidade de Bam (sudeste). Em agosto passado, dois tremores no noroeste iraniano deixaram mais de 300 mortos.
Relatório publicado na semana passada pelas entidades Fundo Carnegie e Federação de Cientistas Americanos disseram que o reator de Bushehr fica na intersecção de três placas tectônicas, e que os alertas sobre os terremotos ali "caíram em ouvidos moucos".
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propiedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.