quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alerta da NASA ? Congresso dos EUA emite alerta para «tempestade solar do século» em 2013?

Congresso dos EUA emite alerta para «tempestade solar do século» em 2013

22 de agosto de 2012

O Congresso dos Estados Unidos alertou os norte-americanos para a necessidade de se prepararem para uma forte tempestade solar, após alerta da NASA.
O Congresso dos Estados Unidos fez um alerta aos norte-americanos para estes se prepararem para aquilo que está a ser denominado como a “tempestade solar do século”. Num documento elaborado pelos parlamentares, foi pedido às comunidades locais para se precaverem com os recursos necessários de modo a poderem abastecer as populações com um mínimo de energia, alimentos e àgua em caso de emergência. De igual modo, é destacada a importância de tomar medidas de prevenção adequadas a este tipo de fenómenos, articuladas entre as comunidades vizinhas, uma vez que é necessária uma boa coordenação entre todos.
Segundo avança o jornal espanhol “ABC” , o texto do Congresso também cita várias informações elaboradas pela Protecção Civil, pelo regulador de energia eléctrica e pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicando a forma de atuar perante estes fenómenos. O objectivo é incentivar as práticas preventivas, bem como definir a natureza da ameça, de forma a que os cidadãos possam estar preparados.
Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, são alguns dos países que, tal como os Estados Unidos, já estão a tomar “importantes medidas ao nível da prevenção”.
Este mês a NASA alertou para que, em 2013, o Sol chegará a uma fase do seu ciclo onde grandes explosões e tempestades solares serão mais prováveis e deverão afetar o nosso planeta.
O Sol tem ciclos solares com média de 11 anos e atualmente estamos numa fase de aumento da atividade, o que se traduz em maior número de manchas na superfície da estrela. É possível que haja outros ciclos mais longos, mas só existem registos das manchas solares desde meados do século XVIII. Por isso, é difícil fazer previsões sobre a atividade da nossa estrela.
fonte
==========================================

O Congresso norte-americano emitiu um alerta à população para que se preparem para o que designa de «tempestade solar do século» no próximo ano. O documento difundido pelo Congresso tem por base um alerta da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

No comunicado, o Congresso recomenda às autoridades locais que adoptem medidas preventivas para a possibilidade de perturbações ao nível do fornecimento de energia, alimentos, água e falhas nas telecomunicações.
Para além dos EUA, países como a Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, também já se encontram a trabalhar em «importantes medidas ao nível da prevenção».
A NASA alertou este mês que no próximo ano o Sol atingirá uma fase do seu ciclo em que a probabilidade de grandes explosões e tempestades solares será mais elevada, o que poderá afectar a Terra.
Os ciclos solares têm uma média de 11 anos e, presentemente, encontramo-nos numa fase de incremento da actividade, evidenciada pelo maior número de manchas na superfície do Sol. Ainda esta quarta-feira, foi divulgado um vídeo que mostra uma erupção solar no lado do Sol mais afastado da Terra.
As autoridades receiam que ocorra uma tempestade electromagnética similar à ocorrida em 1859, normalmente referida por «Evento Carrington». Então, a intensidade da erupção solar afectou significativamente os sistemas de telégrafo e, segundo os cientistas, se então existissem redes eléctricas estas teriam sido destruídas. Também os fenómenos climáticos sofreram alterações, havendo registo de auroras boreais avistadas em Roma, muito a sul do que é habitual.
FONTE
Copiado de:
http://fimdostempos.net/congresso-dos-eua-emite-alerta-para-tempestade-solar-do-seculo-em-2013.html

Nenhum comentário: