terça-feira, 3 de junho de 2014

Chile 4 mil pessoas estão ilhadas


Homem anda a cavalo em estrada inundada perto de Puerto Varas, no Chile, nesta segunda-feira (2) (Foto: REUTERS/Stringer )









Homem anda a cavalo em estrada inundada perto de Puerto Varas, no Chile, nesta segunda-feira (2) (Foto: REUTERS/Stringer )

Chuvas fazem rios transbordarem e isolam cidades no sul do Chile

Precipitações e ventos também provocaram cortes nos serviços básicos. 
Pelo menos 4 mil pessoas estão ilhadas, diz Escritório de Emergências.

As intensas chuvas que caíram no sul do Chile nas últimas 24 horas fizeram rios transbordarem e isolaram cidades, algo que não ocorria há anos na região, às vésperas do inverno no hemisfério sul.
O Escritório Nacional de Emergências (Onemi, na sigla em espanhol) informou nesta terça-feira (3) que as precipitações e os ventos provocaram alagamentos e cortes nos serviços básicos, e as previsões meteorológicas indicam a chegada de chuvas no centro do país nas próximas horas.
O Onemi disse que pelo menos 4 mil pessoas de diferentes localidades se encontram ilhadas pelo aumento do volume de vários rios e canais, além de alguns municípios sem energia elétrica e com aulas suspensas.
Na zona turística de Frutillar, cerca de 885 quilômetros ao sul da capital, Santiago, foi registrado um deslizamento de terra que afetou parte de um hotel, deixando dois turistas argentinos retidos. Eles foram auxiliados por brigadas de resgate e levados a um hospital com ferimentos leves.
"As ladeiras em Frutillar desmoronaram pelo acúmulo de água nas últimas 24 horas. Isto vai exigir que revisemos as ladeiras em setores baixos (da cidade), e esperamos que não volte a acontecer outro deslizamento", disse o prefeito, Ramón Espinoza.
Outra localidade afetada pelas chuvas foi Puerto Montt, onde o transbordamento do rio Negro provocou inundações em diversos setores do município. Em Lebu, algumas instalações de um hospital foram alagadas.
Na zona de Lonquimay, dezenas de famílias estavam ilhadas devido ao volume de um metro e meio de neve que caiu, informou o canal de televisão estatal TVN.
As chuvas intensas acontecem no início de um inverno no qual especialistas veem um aumento nas possibilidades de que se forme o fenômeno climático conhecido como El Niño.
O El Niño é um aumento da temperatura das águas no oceano Pacífico que poderia desencadear fortes chuvas no centro e no sul do Chile. As chuvas pesadas também poderiam ajudar a aliviar o déficit nas represas das centrais hidrelétricas do país, que enfrenta uma escassez energética.
Copiado de: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/chuvas-fazem-rios-transbordarem-e-isolam-cidades-no-sul-do-chile.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog