quinta-feira, 29 de março de 2012

O Exército contra desastres naturais? Exercícios militares na Nicarágua.



Exercícios militares na Nicarágua contra desastres naturais


Manágua, 28 mar (Prensa Latina) O Exército da Nicarágua realizará hoje exercícios de adestramento contra situações de emergências provocadas por fenômenos naturais como terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e incêndios.

  Um comunicado da instituição militar indica que desde o início do dia começarão as práticas com a participação de chefes, oficiais, e suboficiais do Estado Maior Geral, bem como componentes de unidades militares desta cidade capital.

Segundo a nota, os exercícios incluirão a atualização teórica e dinâmicas práticas para atender situações de emergência da população em geral e nos complexos militares em particular.

Também adverte à população sobre o movimento de tropas e veículos militares durante estes dias na capital.

Os adestramentos se desenvolverão em diferentes complexos militares como o Comandante Germán Pomares, o Selim Shible e o David e René Tejada, precisou o comunicado.

Nas últimas semanas, autoridades da Defesa Civil, o Exército, a Cruz Vermelha e outras instituições têm realizado simulacros de tsunamis ou outros desastres em cidades do país a fim de preparar à população ante emergências.

Inclusive em centros escoares efetuaram-se ensaios de terremotos com o objetivo de treinar respostas úteis e imediatas em pessoas de todas as idades, pois Managua é considerada uma cidade de alta periculosidade sísmica no continente.

Por sua vez, o titular do Sistema Nacional de Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres (Sinapred), Guillermo González, anunciou a princípios deste mês a próxima introdução nas escolas de um modelo de ações para enfrentar fenômenos naturais como nova matéria educativa.

De acordo com o servidor público, o Governo pretende fomentar desde idades temporãs uma cultura de prevenção e gerenciamento de riscos a qual dará à população nicaraguense uma melhor preparação ante terremotos, furacões ou períodos de intensas chuvas, eventos comuns nesta zona geográfica.

ocs/msm/bj


Extraído de:http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=492147&Itemid=1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog