sábado, 26 de maio de 2012

Terremotos no sul do Peru e República Dominicana

Três terremotos alarmam a população do sul peruano


Lima, 26 mai (Prensa Latina) Três terremotos de diversas intensidades sacudiram hoje a região de Ica, no sul do país. O primeiro foi sentido inclusive na capital peruana, sem consequências em termos de feridos ou de danos materiais consideráveis, segundo as autoridades.

  O primeiro terremoto foi o mais forte, com 5,5 graus na Escala Richter. Foi registrado às 07:40 (hora local), segundo informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O citado organismo científico indicou que o movimento tectônico teve seu epicentro a sete quilômetros de profundidade e 11 quilômetros ao sul da cidade de Pisco - a 250 quilômetros de Lima -, na região de Ica, devastada por um terremoto em 2007.

O tremor foi seguido por duas réplicas, a mais forte de 4,3 graus, segundo indicou o diretor de Sismologia do IGP, Hernando Tavera, enquanto autoridades da Defesa Civil indicaram que não foram reportadas vítimas ou danos.

jvj/mrs/cc
Extraído de:http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=510593&Itemid=1

Cinco terremotos na República Dominicana entre quinta-feira e sexta-feira

Santo Domingo, 26 mai (Prensa Latina) Ao menos cinco tremores de terra foram registrados nas últimas horas nas regiões República Dominicanas do Leste, Nordeste e Cibao, informou o Instituto Sismológico da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD).

  Os movimentos foram às 23:14 hora local da quinta-feira, de 3,2 graus na escala Richter, a 20 quilômetros ao nordeste de Samaná; depois às 00:42 teve outro tremor de 3,8 graus próximo de Pedra Branca, Bonao, informou o analista desse Instituto, Juan Arias.

Depois, às 00:54 da madrugada ocorreu um tremor de três graus próximo de Luperón, Porto Prata.

O quarto tremor foi registrado-se às 05:02 da madrugada da sexta-feira, com uma magnitude de 3,8 graus ao nordeste de Higüey.

Por último, às 05:22 da manhã voltou a tremer a terra, desta vez próximo de Samaná com uma magnitude de 3,2, com epicentro no oceano Atlântico. Nenhum danos materiais nem humanos foi reportado.

ocs/ef/cc
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=510601&Itemid=1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog