Alerta no Chile por tremor em área do vulcão Láscar
Santiago do Chile, 6 jan (Prensa Latina) O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) decretou o estado de alerta amarelo na norte comuna de San Pedro de Atacama devido ao aumento de tremores nas imediações do vulcão Láscar.
De acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin), nas últimas 48 horas registraram-se mais de 300 tremores de tipo vulcânico tectônico, associados ao fraturamento da rocha.
Alvaro Fernández, intendente da região de Antofagasta, onde se encontra o citado vulcão, assinalou que Onemi e Sernageomin mantêm o monitoramento constante do Láscar, com o objetivo de estarem preparados diante de uma necessidade de retirar os moradores que vivem em suas proximidades.
De fato, a mudança de frequência nos tremores aumentou de aproximadamente três ou quatro sismos por hora para 13 ou 14 eventos, os quais são imperceptíveis para a população, além de não haver fumaça nem manifestação física, comentou Fernández.
A última erupção significativa do Láscar foi em abril de 1993 e está considerada entre as maiores na história do Chile. O vulcão está situado a cerca de 70 quilômetros ao sudeste de San Pedro de Atacama.
Ao longo dos Andes chilenos há três mil vulcões e 80 deles estão ativos, dos quais, segundo especialistas, a metade poderia entrar em erupção num futuro não muito distante.
O país sul-americano possui 15 por cento de todos os vulcões ativos do mundo
.
Vulcão Etna entra em erupção na Itália
O vulcão Etna, na Sicília, expeliu uma coluna de fumaça e cinzas de 5 mil metros nesta quinta-feira, indicando que voltou à atividade. Funcionários do governo italiano fizeram uma reunião de emergência em Catânia, mas até o momento não fecharam o aeroporto da cidade siciliana, que fica próxima ao vulcão, informa a agência France Presse (AFP). Segundo a agência Ansa, no ano passado o Etna entrou em erupção 18 vezes.
Além de expelir a coluna de 5 mil metros de altura, foi observada lava em uma nova cratera no lado sudeste da montanha, perto do Valle del Bove, uma região desabitada, informou o Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia. O Instituto disse que a erupção de hoje foi a primeira de 2012 e durou algumas horas. Nos últimos anos, o Etna tem tido erupções, que às vezes duram dias e levam ao fechamento do Aeroporto de Catânia. A montanha tem 3.295 metros e é vulcão ativo mais alto da Europa, superando o Vesúvio e o Stromboli, os outros dois vulcões italianos.
As informações são da Dow Jones.
Extraído de:
http://www.dgabc.com.br/News/5935104/vulcao-etna-entra-em-erupcao-na-italia.aspx
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=465780&Itemid=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário