domingo, 28 de outubro de 2012

Profetas e profecias no tempo do fim. Identificando os falsos dos verdadeiros




Todas as profecias são revelações de Deus aos seus servos os profetas. 
 Veja que Moisés foi um profeta especial, pois está escrito,
"Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face." 

"Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, mas Ele revela seu segredo aos seus servos, os profetas."Amós 3:7

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:21

Os profetas e profecias seriam só para a velha aliança? Velho Testamento? Não!
Veja bem o textos que dizem:
"Ele deve vir a passar nos últimos dias,» disse Deus, «que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e os vossos velhos . sonhar sonhos e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão ".Atos 2:17,18

[Deus] "deu uns para apóstolos, outros para profetas, e,, e outros para evangelistas, e outros para pastores;, e professores, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus." Efésios 4:11-13

Notou bem as palavras "últimos dias", e entre os dons do Espirito Santo está o dom de profecia.

Porém Jesus disse:
"Cuidado com os falsos profetas." Mateus 7:15

"porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios;., para que, se fosse possível, enganariam até os escolhidos . Eis que eu vos disse antes" Mateus 24:24,25


"Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1 


Temos então profetas de Deus e muitos falsos profetas no mundo.
O grande problema e a identificação desses profetas.

Na antiguidade como era a identificação de um falso profeta?
Deuteronômio 13:1-5 
Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, 
2 e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, 
3 não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. 
4 Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. 
5 Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti. Deuteronômio 18:20 Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Deuteronômio 18:22 Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele. 

Os falsos Profetas eram mortos 
E na atualidade ou na Nova Aliança? 

"Considerado como gentio e publicano: Mateus 18:17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 

 porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 
Marcos 13:6

Disse, então, ele: Vede que não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo; não vades, portanto, após eles.Lucas 21:8 

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Mateus 7:15

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Coríntios 11:13-15 
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Timóteo 3:13 
Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.  ".e disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens.  Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.  Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.  E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,  mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. Atos 5:35-39 
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Ninguém vos domine {ou prive da vossa recompensa} a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,  e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Atos 5:35-39 

Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 
 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 
 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Gálatas 1:6, 7 

Quem pode ser profeta?
Todos os servos do SENHOR que são chamados e aprovados com os dons especiais do Espirito Santo


Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; Atos 2:22 
 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; Apocalipse 2:2
Os diáconos: 1 Timóteo 3:10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Os Zakenim: 1 Timóteo 3:1

Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.  Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;  não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;  que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia  (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);  não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.  Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.
Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; Tito 1:7 


Mulher pode? Sim veja:

"E havia uma Ana, uma profetisa, filha de Fanuel, da tribo de Aser. (...) E ela vem nesse instante deu graças igualmente ao Senhor, e falava dele a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. "(Lc 2:36,38) "Nós entrou na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, e ficou com ele. E o mesmo homem tinha quatro filhas, virgens, que profetizavam. "(Atos 21:8,9) "E Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.» (Juízes 4:4) " e Miriam, a profetiza, a irmã de Arão (...). "(Êxodo 15:20)
 E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que, traduzido, se diz Dorcas. {que é gazela} Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. Atos 9:36

Acredito que no tempo do fim, o tempo que agora vivemos está se levantado muitos profetas no mundo dizendo ser enviado de Deus porém devemos estar atento para não caír na enganação dos falsos, e olha que são muitos.


Na  missão como profetas de Deus neste tempo, devemos primeiramente ter o mesmo "espirito" de João Batista "a voz do deserto" que preparava o caminho do SENHOR, agora somos nós que anunciamos seu breve retorno. Maranata!
A Profecia deve ser coerente com as Escrituras caso contrário é uma profecia falsa.
Devemos também identificar os falsos profetas e denuncia-los


Falando do Profeta Yeshua Deus diz:
Em Deuteronômio 18:15 está escrito:
'O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás, '
E Deuteronômio 18:18:
'Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.'

Fiquem na paz de Yeshua!   José

Nenhum comentário:

Arquivo do blog