domingo, 19 de agosto de 2012

Alerta para terremotos - Um de magnitude 5,6 nos EUA - Outro de 6,6 graus na Indonésia E danos no Irã.


Sismógrafo
Terremoto de magnitude 5,6 atingiu o estado de Washington 
Terremoto de magnitude 5,6 atinge costa oeste dos EUA

Tremor ocorreu a oeste de Neah Bay, no estado de Washington, e não houve declaração imediata do Centro de Alerta de Tsunami do país

Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu neste domingo o estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).O terremoto ocorreu a oeste de Neah Bay, afirmou o USGS. Não houve declaração imediata do Centro de Alerta de Tsunami dos EUA no Pacífico, com base no Havaí, sobre o tremor.


Terremoto de 6,6 graus atinge as ilhas Célebes na Indonésia


18 de agosto de 2012  08h15  atualizado às 11h01


Terremotos no Irã causaram danos no valor de US$ 400 mi


Em Teerã
Os terremotos que devastaram uma zona do noroeste do Irã no último sábado (11) causaram danos no valor de pelo menos 8 trilhões de riales (US$ 400 milhões), segundo os primeiros cálculos, informou nesta terça-feira a agência local "Mehr".

Terremotos no Irã deixam mortos e feridos




Foto 17 de 26 - 12.ago.2012 - Homens resgatam corpo de vítima. Equipes encerraram neste domingo (12) as operações de resgate nas áreas devastadas por dois terremotos que atingiram a região de Tabriz, noroeste do Irã, neste sábado (11). Mais de 300 pessoas morreram e cerca de 3.000 ficaram feridas Mais Roohollah Vahdati/Reuters
"Este é um cálculo inicial após os tremores e é possível que os custos aumentem", disse Mohamad Ashrafi, vice-governador da província do Azerbaijão Oriental, cenário da tragédia em quatro de seus distritos.

Ashrafi explicou que "307 aldeias sofreram algum dano, entre 1% e 100%", ao tempo que destacou que foram registrados rachaduras e desabamentos em muitas casas de quatro cidades da zona.

Segundo os dados oficiais oferecidos pelo Governo, os dois terremotos consecutivos de sábado causaram pelo menos 306 mortes e deixaram mais de três mil feridos em quatro distritos do Azerbaijão Oriental situados ao nordeste de Tabriz, a capital provincial.

Cerca de 300 mil pessoas foram afetadas pelos sismos, que alcançaram 6,2 e 6 graus na escala Richter, segundo o Centro Sismológico do Irã, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos tenha elevado a magnitude dos terremotos a 6,4 e 6,3 graus.

O Governo prometeu ajuda em créditos a juros baixos aos afetados, mas, apesar isso, alguns parlamentares e políticos locais criticaram as autoridades pela que consideram má organização e desigual distribuição da ajuda nas primeiras horas após os terremotos.

"Necessitamos de pão, água engarrafada e comida em conserva", disse o prefeito da área de Jaye, no distrito de Varzagan, Valiola Farach Olahi.

Além disso, algumas autoridades locais e pessoas afetadas criticaram que os trabalhos de busca e resgate entre as ruínas tenham sido finalizados menos de 24 horas depois dos terremotos.

Nenhum comentário: