Monte Fuji, um dos mais belos e temidos vulcões do mundo
Seus 3.776 metros são majestosos. Nada que há no arquipélago nipônico supera a sua altura. A vista que temos dele nos tira o fôlego, a sua silhueta é famosa e provavelmente não há nenhum estratovulcão mais famoso do que ele. Visível a mais de 100 km não há nenhuma montanha que sequer aproxime da sua altura no Japão.
As camadas de magma chegam a datar mais de um milhão de anos (cerca de 50% do vulcão é rocha basáltica). As mais recentes datam de 3 mil a 4 mil anos. As suas erupções sempre se deram após grandes terremotos. Especialmente os Nankai, Tonankai e Tōkai. O Monte Fuji é considerado, hoje, um vulcão latente, é um vulcão ativo com baixo risco de erupção. Quais os riscos?
A sua última erupção foi em 16 de dezembro de 1707. 49 dias após o grande terremoto de Hōei, que regionalmente é conhecido como Terremoto de Nankai de 1707. Nessa erupção surgiu a cratera Hōei. Que podemos ver ao lado oeste do monte Fuji.
Isso gera um grande problema, pois numa possível erupção muito provavelmente as cinzas iriam em grande quantidade para a Grande Tóquio, uma área que cobre não apenas a capital japonesa como também cidades como Kawasaki, Yokohama, Saitama e Chiba, e paralisaria os aeroportos de Haneda e Narita. Como prevenir a paralisação da maior área urbana do mundo? Não tem como.
Sim, Tóquio será atingida por pouca poeira. Mas não custa nada lembrar do vulcão Eyjafjallajökull, cujas erupções em 2010 pararam quase todos os aeroportos da Europa. O mesmo pode o ocorrer no Japão e levar as empresas aéreas a falência e enormes prejuízos a muitas outras. Isso fora a indústria local que devem paralisar por longo período. Isso sem contar outras empresas que devem parar permanentemente…
O monte Fuji é inegavelmente um senhor vulcão, um dos mais belos do mundo, mas ele é tão perigoso quanto belo. E novamente os riscos de se tornar um desastre humano não são tão grandes, mas de ser um desastre econômico é eminente.
Copiado de:http://www.nihillemos.net/monte-fuji-um-dos-mais-belos-e-temidos-vulcoes-do-mundo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário