quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Monte Fuji, o mais temido dos vulcãos do mundo é também o mais belo. O que acontecerá se entrar em erupção?

20120814-183632.jpg
Monte Fuji, um dos mais belos e temidos vulcões do mundo

Seus 3.776 metros são majestosos. Nada que há no arquipélago nipônico supera a sua altura. A vista que temos dele nos tira o fôlego, a sua silhueta é famosa e provavelmente não há nenhum estratovulcão mais famoso do que ele. Visível a mais de 100 km não há nenhuma montanha que sequer aproxime da sua altura no Japão.
20120814-185601.jpg
As camadas de magma chegam a datar mais de um milhão de anos (cerca de 50% do vulcão é rocha basáltica). As mais recentes datam de 3 mil a 4 mil anos. As suas erupções sempre se deram após grandes terremotos. Especialmente os Nankai, Tonankai e Tōkai. O Monte Fuji é considerado, hoje, um vulcão latente, é um vulcão ativo com baixo risco de erupção. Quais os riscos?
A sua última erupção foi em 16 de dezembro de 1707. 49 dias após o grande terremoto de Hōei, que regionalmente é conhecido como Terremoto de Nankai de 1707. Nessa erupção surgiu a cratera Hōei. Que podemos ver ao lado oeste do monte Fuji.
20120815-211356.jpg

Isso gera um grande problema, pois numa possível erupção muito provavelmente as cinzas iriam em grande quantidade para a Grande Tóquio, uma área que cobre não apenas a capital japonesa como também cidades como Kawasaki, Yokohama, Saitama e Chiba, e paralisaria os aeroportos de Haneda e Narita. Como prevenir a paralisação da maior área urbana do mundo? Não tem como.20120815-231740.jpg
Sim, Tóquio será atingida por pouca poeira. Mas não custa nada lembrar do vulcão Eyjafjallajökull, cujas erupções em 2010 pararam quase todos os aeroportos da Europa. O mesmo pode o ocorrer no Japão e levar as empresas aéreas a falência e enormes prejuízos a muitas outras. Isso fora a indústria local que devem paralisar por longo período. Isso sem contar outras empresas que devem parar permanentemente…
O monte Fuji é inegavelmente um senhor vulcão, um dos mais belos do mundo, mas ele é tão perigoso quanto belo. E novamente os riscos de se tornar um desastre humano não são tão grandes, mas de ser um desastre econômico é eminente.
Copiado de:http://www.nihillemos.net/monte-fuji-um-dos-mais-belos-e-temidos-vulcoes-do-mundo/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog