segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pesquisadores conseguem criar o “Fim do Tempo” em laboratório


O pesquisador responsável pelo experimento, Igor Smolyaninov, explica que o sistema é bastante “simples” (será?). Ele contou ao site Technology Review que os metamateriais (pt.wikipedia.org/wiki/Metamaterial) podem ser criados com dimensões diferentes dos materiais normais, com duas dimensões de tempo e apenas uma de espaço, por exemplo.

Uma situação interessante explicada pelo pesquisador é colocar dois metamateriais em contato, sendo que a dimensão de tempo de um seja perpendicular à dimensão de espaço do outro. Assim, o tempo encontra a origem do espaço, o que é classificado por Smolyaninov como o “fim do tempo”. Entretanto, o cientista deixa claro que a situação não pode ser entendida considerando a Relatividade clássica.
Utilizando metamateriais, cientistas criam uma forma de visualizar uma parte do espaço em que o tempo termina.

Por Daniel Pavani

Em um novo experimento, cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, utilizaram metameteriais com duas dimensões de tempo para chegar a um “período” nunca antes simulado: o Fim do Tempo.

Saindo da teoria, os pesquisadores da Maryland fizeram mesmo estes metamateriais, com um tipo específico de polímero e tiras de ouro. E o que acontece no fim do tempo? “O campo eletromagnético diverge”, conta Smolyaninov.

Para quem estiver interessado em mais detalhes sobre a pesquisa, o artigo está disponível na página do arXiv, pelo link http://goo.gl/llFDI.

Outras experiências com metamateriais
Físicos trabalham com metamateriais com diversas finalidades que acabam se aproximando bastante do que – por enquanto pelo menos – ainda é ficção científica. Smolyaninov também já realizou um experimento em que recriou o Big Bang em laboratório, afirmando que as viagens no tempo são impossíveis (goo.gl/5emT8).

Mais notícias em dpavani.geek.com.br.

Crédito da imagem: Salvador Dali/Reprodução.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog