Algo que fascina e intriga qualquer estudante da Bíblia são as profecias, principalmente aquelas que ainda estão por se cumprir. Como adventistas, temos uma visão muito ampla dos acontecimentos finais da história. Tão ampla que, às vezes, nos perdemos em meio ao grande volume de informações. Para não se confundir, você encontra a seguir uma visão panorâmica dos eventos que antecederão a segunda vinda de Cristo. A sequência não é rígida, mas procura seguir a ordem mais lógica e natural dos acontecimentos mencionados na Bíblia e nos escritos de Ellen White. Momentos difíceis nos aguardam no futuro, mas a felicidade de estar com Jesus compensará tudo.
1. REAVIVAMENTO E REFORMA
Significa a completa mudança de mentalidade, hábitos e práticas entre o povo de Deus. Requisito para a chuva serôdia, só ocorrerá por meio de verdadeira conversão (Jl 2:12; 13, 23, 28, 29).
2. CHUVA SERÔDIA
Concessão especial do poder do Espírito Santo, é semelhante à experiência do Pentecostes (Jl 2:23, 28-31; At 2) e indispensável para a conclusão da missão. Requer profunda consagração (Jl 2:12, 13, 15-17).
3. ALTO CLAMOR
Como resultado da chuva serôdia, a igreja desperta e se envolve intensamente na pregação global do evangelho eterno (Ap 14:6-12; 18:1), dando oportunidade para cada ser humano decidir sobre a própria salvação (Mt 24:14; Mc 16:15).
4. SACUDIDURA
A mornidão espiritual, as falsas doutrinas, a crise final e a perseguição gerada pelo decreto dominical vão "peneirar" o povo de Deus. O "trigo" permanece na igreja enquanto o "joio" sai dela e se une aos perseguidores (Am 9:9; Mt 13:24-30).
5. SELAMENTO
Conduzido pelo Espírito Santo, esse processo se inicia na conversão e termina com a morte do crente ou o fim do juízo pré-advento (Ef 1:13; 4:30). O selo invisível, que prepara a pessoa para o tempo da angústia (Ap 7:2 3), confirma que ela pertence a Deus e é fiel à Sua lei (Is 8:16; Ez 20:20).
6. DECRETO DOMINICAL E PERSEGUIÇÃO
A união do poder religioso (papado) com o político (Estados Unidos) resultará na imposição por lei da guarda do domingo (Ap 13). Os guardadores da lei de Deus serão perseguidos e terão que fugir das grandes cidades.
7. ENGANOS SATÂNICOS
O inimigo concentrará seus maiores esforços nos últimos dias, usando principalmente o espiritismo e o protestantismo desvirtuado. Porém, o clímax do engano ocorrerá no tempo de angústia, quando ele imitará os milagres e o retorno de Cristo (2Co 11:14; Mt 24:23-27).
8. TEMPO DE ANGÚSTIA PRÉVIO
Breve período, possivelmente entre o decreto dominical e o fechamento da porta da graça, quando tribulações deixarão o mundo perplexo (Lc 21:25, 26; Primeiros Escritos, p. 85, 86).
9. FIM DO TEMPO DA GRAÇA
Quando Cristo concluir o juízo pré-advento no Céu, os salvos terão sido selados na Terra e o destino eterno de cada ser humano estará definido (Ap 22:11). O Espírito Santo deixará de atuar no coração dos ímpios e começará o tempo de angústia e o derramamento das pragas.
10. TEMPO DE ANGÚSTIA E AS SETE PRAGAS
Depois de terminada a intercessão no Céu (Ap 15:5-8), haverá um período de aflição sem precedentes (Dn 12:1), em que os anjos não mais conterão a fúria dos homens, da natureza e do mal (Ap 7:1-3). As sete pragas castigarão apenas os ímpios. Com exceção, talvez, da sexta e sétima pragas, esses flagelos não terão alcance global (Ap 16).
11. DECRETO DE MORTE
Os ímpios culparão o povo de Deus pelas pragas. Os fiéis serão perseguidos com o apoio de um decreto de morte promulgado pela coalizão entre as duas bestas de Apocalipse 13.
12. ANGÚSTIA DE JACÓ
Com a perseguição batendo à porta, o povo de Deus passará por um breve período de intensa angústia, assim como Jacó (Gn 32:22-32; Jr 30:7). Eles clamarão pela certeza do perdão dos pecados e por livramento da perseguição. Deus estará com eles.
13. ARMAGEDOM
É a última batalha entre o bem e o mal, que incluirá aspectos políticos, militares e religiosos. Terá alcance global e ocorrerá entre a sexta e a sétima pragas (Ap 16:12-16). Cristo e seu povo triunfarão (Ap 19:11-21).
14. LIVRAMENTO
A sétima praga inclui relâmpagos, trovões, um terremoto gigantesco, chuva de granizo e outros fenômenos cataclísmicos (Ap 16:17-21). Colocará fim à perseguição e culminará com o juízo de Deus contra a Babilônia mística e a ressurreição especial dos que precisam testemunhar a volta de Cristo (Dn 12:2; Ap 1:7).
15. SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Ela será visível, audível e gloriosa. Jesus virá numa nuvem branca acompanhado de todos seus anjos (Mt 24:30; Ap 1:7) para ressuscitar os justos mortos, transformar os justos vivos (1Co 15:51, 52), fulminar os ímpios (2Ts 2:8) e levar os salvos para o Céu (1Ts 4:16, 17). Lá eles passarão mil anos (Ap 20:4), e retornarão com Cristo à Terra para testemunhar a destruição de pecado e pecadores (Ap 20:5; 7-15) e a restauração do planeta, no qual irão morar eternamente (Ap 21:1-4).
Eduardo Rueda - Revista Adventista agosto 2015
Fontes: O Grande Conflito e Eventos Finais, de Ellen G. White; e Preparação para a Crise Final (CPB, 2011), de Fernando Chaij
A Igreja me abandonou, Cristo não
Rodrigogpaix enviou 19 dias atrásTexto escrito para minha mãe, a pedido da mesma: Há 7 anos, quando entrei na faculdade, tentei desvincular-me da Igreja Católica. Na época, eu ainda sustentava o peso de um pesadíssimo armário sobre minhas costas. Um peso que eu achava que deveria carregar em silêncio até o fim dos tempos. Após uma série de eventos, amadureci ao ponto de decidir jogar esse armário - e todas suas mentiras - fora. Mas eu ainda vivia o catolicismo de maneira subconsciente. Eu não fui até ele. Até hoje.Algo muito estranho irá acontecer em setembro de 2015
A Verdade Estampada Online enviou 12 dias atrásMilhares de pessoas nos EUA estão a acumular bens alimentares e outros na expectativa dos acontecimentos que poderão abalar a economia e o mundo no próximo mês de Setembro, exatamente quando termina o ano“shemitah”, o ano bíblico que marca um período importante no calendário judaico. MERA COINCIDÊNCIA? O ano “shemitah” tem trazido grandes hetacombes económicas, especialmente no mercado norte-americano. Tal e qual aconteceu há cerca de 3, 500 anos no antigo Egipto.Visite! Cristo está dentro de Nós! - Pentecostalismo: Protestante e Católico
Paulo da Costa Paiva enviou 10 dias atrásEsse movimento pentecostal surgiu originalmente no País de Gales, no inicio do século passado através de Evans Roberts que desde sua juventude sentia dentro de si um forte desejo de ser preenchido com o Santo espírito de Deus e que enviasse o reavivamento ao País de Gales. Tempos depois teve uma visão divina que o ordenava a retornar a sua cidade para pregar aos Jovens da Igreja Local na qual participava, e por ser uma pessoa que tivera varias experiência mística nas orações...Inimigos da Cruz de Cristo
Paulo Cesar Amaral enviou 12 dias atrás... muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas... (Filipenses 3. 18-21). Quando estava preso, alegrou-se e cantou na cadeia. Mas aqui ele repete seu alerta em meio a lágrimas e choro. Mentira! Lá fora estão os que precisam conhecer a cruz. 15; At 20. 29).Casting para Apóstolo de Cristo
Fabio Fraga enviou 21 dias atrásMesmo sendo o filho de Deus, Jesus não pregava sozinho. Ao seu lado, seus apóstolos o auxiliavam na tarefa de caminhar pela Terra Santa espalhando a salvação. Mas em um grupo que inclui um cara que o traiu, outro que o negou e mais um que duvidou da sua volta, a habilidade de recrutamento de Jesus fica em cheque. Quem sabe até o Messias precisava de um headhunter, para fazer um casting na Galileia.Visite! Cristo está dentro de Nós! - Liturgia
Paulo da Costa Paiva enviou 13 dias atrásNa liturgia, celebramos o mistério central da vida de Cristo, que é a sua paixão , morte e ressurreição. Esse mistério dar-se o nome de mistério Pascal, e a liturgia celebra a páscoa do Senhor que se tornou a páscoa do seu povo. Experimentamos um memorial de toda a sua via crucis até a sua ressurreição que se inicia no sábado de Aleluia e se manifesta plenamente no domingo da Páscoa, que se tornar também a nossa vitória em Cristo Jesus, na qual celebramos a vida nova com alegria e esperança...Algo sobre dor, no corpo...
Allan Lucena enviou 9 dias atrásObrigado por me lembrar que tenho costas. Obrigado por me mostrar que falta alongar. Agradeço por existir também no corpo todo. Agora, pode ir, me deixe sorrateira como veio, pode deixar que eu cuido do que me alerta, vai em paz e lembre o próximo corpo que, se não cuidar bem direitinho, ele atrofia. Dor, obrigado. Vá em paz.Por quem Cristo morreu?
Blog Bereianos enviou 24 dias atrásVocê está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o (a) autor (a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Blog Bereianos. Não é permitido: a alteração do conteúdo original e a utilização para fins comerciais.Cerca de 3 mil mulheres acreditam ter casado com Jesus Cristo.
William Júnior enviou 10 dias atrásAs igrejas cristãs, entre elas a Católica, abominam a ideia de que Jesus Cristo foi casado. Mais ainda com a tese de que Maria Madalena, que a História transformou em prostituta ao longo dos anos, sem que haja registro comprobatório, tenha sido sua esposa. Mas, por outro lado, os católicos não se opõe a ideia de que Cristo possa se casar atualmente - mesmo tendo estado por aqui há dois mil anos. De tempos em tempos algumas "noivas" incluem Jesus Cristo no sobrenome e, em cerimônia religiosa,....
Nenhum comentário:
Postar um comentário