quarta-feira, 18 de março de 2015

Mais de 170 mil pessoas afetadas por ciclone em Vanuatu

Crianças

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, disse que mais de 3,3 mil pessoas estão desabrigadas. Mais de 60 mil crianças precisam urgentemente de apoio. A agência está distribuindo água potável, artigos de saneamento e de saúde.
Em termos de intensidade, a Organização Meteorológica Mundial, OMM, declarou que o Pam chegou a ser equivalente ao Tufão Haiyan, que passou pelas Filipinas em novembro de 2013. Os ventos foram de 250 km por hora com rajadas ainda mais intensas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, o hospital Central Villa, o principal do país, foi danificado e ficou parcialmente alagado.

 Programa Mundial de Alimentos, PMA, calcula que 171 mil pessoas tenham sido afetadas no arquipélago de Vanuatu, pela passagem do ciclone tropical Pam no fim de semana.

Segundo a agência, nessa avaliação preliminar, o número é equivalente a dois terços da população do país, localizado no Pacífico.

Riscos de Saúde

Centros de saúde e farmácias foram danificados. Os riscos de saúde incluem doenças como diarreia, dengue, gripe e sarampo.
Entre os desafios para a coordenação do auxílio estão o acesso às mais de oitenta ilhas e as más condições da infraestrutura de comunicação.
*Apresentação: Laura Gelbert.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog