quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ameaça para a estabilidade do mundo? Relatório vê perigo de conflitos e de clima extremo.

Veículo armado blindado sem identificação é visto em rodovia que vai de Luhansk a Donetsk, no território controlado por rebeldes, nesta segunda-feira (1º) (Foto: Antonio Bronic/Reuters)
Veículo armado blindado sem identificação é visto em rodovia que vai de Luhansk a Donetsk, no território controlado por rebeldes na Ucrânia (Foto: Antonio Bronic/Reuters)

Fórum Econômico Mundial alerta para risco de conflito internacional

Relatório de conflitos mais prováveis também vê perigo em clima extremo.
Analistas ainda apontaram crises de água com grande potencial de impacto.



A maior ameaça para a estabilidade do mundo nos próximos 10 anos vem do risco de conflito internacional, de acordo com a 10ª edição do relatório de riscos globais do Fórum Econômico Mundial, divulgado nesta quinta-feira (15).
O relatório, que a cada ano apresenta uma avaliação feita por peritos sobre os maiores riscos globais em termos de probabilidade e impacto potencial nos próximos 10 anos, coloca conflito internacional com consequências regionais como o risco global número um em termos de probabilidade de acontecer.
"Muitos observadores acreditam que o mundo está entrando em uma nova era de competição estratégica entre as potências mundiais. A desilusão sobre a globalização está levando a mais políticas externas auto-interessadas em combinação com um aumento no sentimento nacional, alimentada em parte pelas pressões sociais descritas acima. O crescente nacionalismo é evidente em todo o mundo: na Rússia, como visto na crise da Crimeia; na Índia, com a crescente popularidade dos políticos nacionalistas; e na Europa, com a ascensão de partidos de extrema direita, nacionalistas e eurocépticos em uma série de países", diz o relatório.
O risco de conflito internacional ficou também em quarto como o que tem mais impacto potencial. Em termos de probabilidade, esse risco ultrapassa eventos climáticos extremos (2), falha dos sistemas de governança nacionais (3), colapso do Estado ou crise (4), e elevado desemprego estrutural ou subemprego (5).
Ao analisar os riscos globais em termos de seu impacto potencial, os cerca de 900 especialistas que participaram do relatório de risco global classificaram crises de água como o maior risco que o mundo enfrenta.
Os outros riscos de maior impacto potencial são: expansão rápida e maciça de doenças infecciosas (2),  armas de destruição em massa (3), conflito interestatal com consequências regionais (4) e falha de adaptação às alterações climáticas (5).
Maiores riscos globais, segundo o
Fórum Econômico Mundial:



   MAIS PROVÁVEIS
1- conflito internacional
2- eventos climáticos extremos
3 - falha da governança
4 - colapso do Estado ou crise
5 - desemprego e subemprego

   DE MAIOR IMPACTO
1 - crise de água
2 - doenças infecciosas
3 - armas de destruição em massa
4 - conflito internacional
5 - falha de adaptação ao clima

Nenhum comentário: