sexta-feira, 8 de junho de 2012

Por que estudar o fim dos tempos?


I – INTRODUÇÃO
A. Esta é uma introdução ou visão geral de escatologia, o estudo do Fim dos Tempos.
B. A verdade nunca é ferida quando é examinada cuidadosamente, porém, ela é confirmada. Quando temos a verdade somos sustentados por ela, até em tempos de aflição.
C. Prepare-se para o fato que o Jesus visto em diversos textos bíblicos é muito diferente do Jesus que muitas pessoas da Igreja no ocidente O visualizam.
D. É muito importante ficarmos fieis ao que a Bíblia nos diz, e não às nossas tradições cristãs e sentimentos religiosos.
E. O ponto de maior controvérsia deste estudo encontra-se na convicção de que a Igreja estará presente na terra durante a Tribulação, sendo vitoriosa e operando com grande poder.
 .
II – POR QUE ESTUDAR O FIM DOS TEMPOS? (4 RAZÕES PORQUE A GERAÇÃO DA VOLTA DE JESUS É ÚNICA E SEM IGUAL)
A. Primeiro, nós devemos estudar o Fim dos Tempos porque a geração da volta de Jesus é a geração mais dramática de toda história humana, incluindo dois grandes extremos. Antes da volta de Jesus, as nações testemunharão o maior avivamento e as mais severas pressões (os juízos de Deus, a fúria de Satanás e os pecados humanos) jamais vistos.
B. Segundo, nós devemos estudar o Fim dos Tempos porque a geração da volta de Jesus é a geração em que o coração e a liderança de Jesus mais se manifestam abertamente às nações.
C. Terceiro, nós devemos estudar o Fim dos Tempos porque a geração da volta de Jesus é a geração mais referida e citada na Bíblia.
1. A Bíblia possui aproximadamente 150 capítulos cujo tema principal é o Fim dos Tempos.
2. Jesus fez mais citações da última geração da história natural do que a própria geração que Ele vivia.
D. Quarto, nós devemos estudar o Fim dos Tempos porque a geração da volta de Jesus é a geração que Deus escolheu para revelar e anunciar sinais proféticos, crescentes em intensidade, à medida que se aproxima a Sua volta.
E. A Bíblia exige que as pessoas vivas na geração da volta do Senhor saibam que estão vivendo nesta geração, além de corresponderem e se prepararem apropriadamente (Mt. 24:32-34; Lc. 21:25-29; 1 Ts. 5:1-6; 2 Ts. 2:1-11).
F. Deus prometeu demonstrar sinais proféticos na geração da volta de Jesus, como uma expressão de Sua misericórdia, a fim das pessoas se prepararem para o que está por vir.
G. Jesus repreendeu a nação de Israel por ser incapaz de discernir os sinais proféticos da Sua primeira vinda (Mt. 16:3).
H. Somente uma Igreja profética e preparada para este tempo, terá as respostas que poderão impedir que multidões se ofendam com Deus no Fim dos Tempos.
I. O propósito dos juízos de Deus é remover tudo aquilo (sustentações falsas) que impede o amor de salvar as multidões, e que sejam amadurecidas em amor.
 .
III - QUATRO MENTIRAS COMUNS RELACIONADAS ÀS PROFECIAS ESCATOLÓGICAS
A. Mentira n°1As profecias escatológicas não são relevantes, somente os curiosos vêem relevância.
1. Conhecer e entender o Fim dos Tempos é a peça-chave que irá preparar a Igreja para ser vitoriosa quando experimentar a maior e extrema glória e pressão da história.
2. Conhecer as Escrituras nos torna mais confiantes na soberania de Deus e nos dá certeza da vitória.
B. Mentira n°2A maioria das profecias escatológicas devem ser interpretadas simbolicamente, ao invés do entendimento literal.
1. Os eventos e os números descritos no livro de Apocalipse devem sim ser entendidos de forma literal, a não ser que identificados especificamente como simbólicos pela própria Escritura Sagrada.
C. Mentira n°3As profecias escatológicas são impossíveis de se entender, somente os estudiosos e os teólogos podem.
1. As passagens bíblicas escatológicas foram escritas para serem compreendidas por todas as pessoas, uma vez que foram escritas para todas as nações.
2. Todo cristão pode e deve compreender o livro de Apocalipse e as profecias relativas ao Fim dos Tempos. Não são literaturas opcionais escritas somente para cristãos excêntricos.
D. Mentira n°4Todas as gerações da Igreja acreditavam que eram a última geração.
1. É verdade que um grupo muito pequeno (provavelmente menos que 1%) de cada geração acreditava que estava no tempo do fim.
2. Somente na geração dos primeiros apóstolos existia um consenso entre a maioria do povo de Deus de que estavam na geração da volta de Jesus.
 .
IV – SETE MOTIVOS PORQUE DEVEMOS COMPREENDER O FIM DOS TEMPOS
A. Certeza da vitória – A Igreja será vitoriosa e poderosa em amor durante o período de tempo mais dramático de toda história.
1. Compreender o Fim dos Tempos irá preparar a Igreja para participar do grande avivamento e derramamento do Espírito que está por vir, ao invés de desistir, retroceder, negligenciar ou até resistir.
B. Confiança na soberania de Deus – Deus está totalmente no controle da crise escatológica, pois Ele nunca é surpreendido.
1. Como resultado, podemos viver em paz ao invés de tomar decisões baseados no medo e pavor quando a crise chegar.
C. Continuidade – É de extrema importância compreender a continuidade dinâmica do nosso caráter e das nossas obras na era vindoura.
D. Fascínio – Somos fascinados pela revelação da beleza e formosura de Jesus (Is. 4:2; 28:5; 33:17) manifestadas na liderança – amor, sabedoria e poder – da execução dos Seus planos dramáticos escatológicos.
E. Direção – Ter uma bússola numa tempestade em alto mar é uma questão de vida ou morte.
1. Ajuda-nos a ter as expectativas corretas sobre o futuro, incluindo vitória e sofrimento.
2. Compreender o Fim dos Tempos nos possibilita estar prevenidos adequadamente para a futura crise, e preparados emocional e mentalmente para suportar a futura glória e pressão.
F. Urgência – Compreender o Fim dos Tempos nos possibilita aumentar a nossa fé para crer que a intercessão pode minimizar a perversidade e a maldade, e ainda aumentar a vitória em regiões específicas (Jl. 2:12-18; Sf. 2:3).
G. Confiança no estudo – À medida que assimilarmos as verdades escatológicas, podemos confiar e ter zelo em nos aprofundar ainda mais em outras passagens escatológicas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog