sábado, 8 de outubro de 2011

Os sinais continuam na natureza! Inundações na Tailândia e terremoto de magnitude 6 atinge Tonga, no Pacífico Sul.



Mais de 250 pessoas já morreram em inundações na Tailândia


Enchentes são as piores a atingirem o país em mais de 50 anos.
Inundações devem atingir a capital Bangcoc, onde vivem 6 milhões.


08/10/2011 12h09 -



Um elefante é usado para transportar pertences de moradores atingidos pelas massivas chuvas na província de Ayutthaya, na Tailândia, neste sábado (8) (Foto: Sukree Sukplang / Reuters)

Do G1, com agências internacionais

 As maiores inundações a atingirem a Tailândia

em mais de 50 anos provocaram uma crise humanitária no país e ameaçam atingir a capital, Bangcoc, no início da próxima semana, disse o primeiro-ministro tailandês, Yingluck Shinawatra.
"Isto pode ter um impacto direto em Bangcoc. Temos que admitir que pode ser mais sério do que no passado", admitiu o premiê em um discurso transmitido em cadeia nacional.

O número de mortos chega a 253, além de quatro desaparecidos e milhões desalojados desde o início das chuvas sazonais, em 25 de julho, segundo o Departamento de Prevenção a Desastres.
A situação na capital Bangcoc pode ser mais grave, já que a cidade, que tem mais de 6 milhões de habitantes está 2 metros abaixo do nível do mar.
Yingluck disse que as inundações na capital podem causar danos piores do que em 1995, quando uma forte enchente provocou prejuízos de US$ 388 milhões, de acordo com estimativas oficiais.


Terremoto de magnitude 6 atinge Tonga, no Pacífico Sul

Tremor, a 19 km de profundidade, ocorreu a 220 km da capital, Nuku'alofa.
Não há informações imediatas sobre vítimas ou alerta de tsunami.


Um terremoto de magnitude 6 foi registrado neste sábado (8) nas ilhas Tonga, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas ou emitido alerta de tsunami, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
O centro, que acompanha a atividade sísmica no mundo, situou o epicentro do terremoto a 19 quilômetros de profundidade e a 220 quilômetros ao nordeste da capital, Nuku'alofa.
Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram em Tonga e em Samoa após o tsunami provocado pelos dois terremotos simultâneos de magnitude 8 e 8,1.
A conhecida como bacia norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, contém dezenas de crateras ativas localizados entre 1 mil e 1,5 mil metros de profundidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog