Desastres naturais podem fazer 200 milhões de desalojados até 2050
Em mensagem para marcar Dia Internacional de Prevenção aos Desastres, Secretário-Geral da ONU lembrou casos de cheias, terremotos e tsunamis ocorridos em 2010.
Pessoas são obrigadas a deixar suas casas or Eleutério Guevane - Rádio ONU O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu mais esforços em todo o mundo para evitar a ocorrência de desastres naturais. De acordo com a agência ONU-Habitat, até 2050, 200 milhões de pessoas podem ficar desalojadas por causa dos desastres. A agência alerta que a maioria destes seria forçada a deixar suas casas devido ao aumento do nível dos oceanos, da frequência de inundações e secas. Em mensagem sobre o Dia Internacional de Prevenção aos Desastres, neste 13 de outubro, Ban lembrou os vários casos de enchentes, terremotos e maremotos, além de graves secas que ocorreram em 2010.
Ban Ki-moon afirmou, no entanto, que a "boa notícia" é que alguns países mostraram que é possível reduzir os riscos de enchentes e ciclones. Ele citou investimentos em alertas de risco e outras medidas que estão dando certo.
Mas ainda há receios sobre o risco de novos acidentes nucleares desde o incidente na central atômica de Fukushima-Daichi, após o terremoto e o tsunami de 11 de março no Japão. Desde então, líderes mundiais, incluindo altos funcionários da ONU, têm discutido como melhorar a qualidade da segurança internacional para usinas atômicas.Rádio ONU, parceira da EcoAgênciahttp://www.ecoagencia.com.br/
Terremoto deixa feridos e causa pânico em Bali
KUTA, Indonésia, 13 Out 2011 (AFP) -Um terremoto de 6 graus foi registrado nesta quinta-feira na costa meridional da ilha indonésia de Bali, causando dezenas de ferimentos leves e levando centenas de turistas a fugir dos seus hotéis.
Terremoto de magnitude 7,0 atinge Papua Nova Guiné
Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a ilha de New Britain, em Papua Nova Guiné, informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4).
O tremor ocorreu por volta das 7 horas da quinta-feira (5) no horário local (18h desta quarta em Brasília). O epicentro está localizado a cerca de 75 quilômetros a leste de Kimbe e a 565 quilômetros a nordeste da capital, Port Moresby, a uma profundidade de 81 quilômetros.Ainda não há informações sobre danos ou feridos devido ao tremor.
O Centro de Monitoramento de Tsunamis no Pacífico não emitiu alerta de tsunami na região.
http://www.portalindependente.com/
Enchente ameaça capital da Tailândia
Exército ajuda a retirar moradores de subúrbios de Bangcoc.
Chuva afeta 8,2 milhões de pessoas no país e já matou 283.
Cão em casa inundada pelo rio Chaopraya nesta sexta-feira (14) em Bangcoc, capital da Tailândia (Foto: AFP)
http://g1.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário