quinta-feira, 2 de maio de 2013

Por que não falam sobre a volta de Jesus? Principalmente se,"é um dos assuntos que mais traz esperança e consolo para todos os crentes, em todas as épocas."


Jose Fernando Roberte Nunes: Sermoes sobre a Volta de Jesus

Sermoes sobre a Volta de Jesus

Queridos Irmaos
Tem um assunto ainda mais dificil de se ouvir dos púlpitos. 
Falo da Segunda Vinda de Jesus. Ou assuntos escatológicos em geral.
Alguma coisa deve ter ocorrido nos ultimos 30 a 40 anos na formaçao teológica, porque somente pastores formados antes disso tem disposiçao ou iluminaçao para falar desse assunto, um dos mais importantes da Fé Cristã.
Uma vez, estando no esterior, estando com um pastor (alias, um grande pregador e tambem conselheiro), o inquiri sobre Escatologia. A resposta foi muito estranha e triste (no meu ponto de vista): - Nao gosto desses assuntos, isso era coisa da época de meu pai (deduzi que o pai dele tambem era pastor ou era um estudioso da Vinda de Jesus). Meu segundo filho, que era ovelha dele, ficou arrasado com o resposta, principalmente pelo tom da resposta. O tranquilizei dizendo que talvez fosse algum trauma ou problema de ordem pessoal.
Mas, confesso que fiquei muito chocado. 
Daí em diante passei e pesquisar sobre as igrejas batistas e sermoes escatológicos e parece que esse assunto está mesmo em baixa. Talvez existam alguns (espero que sejam poucos) pastores realmente que nao gostam desse assunto. 
O ultimo sermao escatológico que ouvi, foi em Nova York, se nao me engano no dia 12/10/1999, o pregador foi o Pastor Aloisio Penido, no culto vespertino na Primeira Igreja Batista de New York. Nunca me esqueci, porque tanto ele (e esposa) e eu (e minha esposa) estavamos comemorando Bodas de Prata (25 anos de casados). 
Nao sei, mas me passa uma impressao de que há como que uma orientaçao de que os assuntos escatológicos sao muitos "difíceis", sujeitos a muitas controvérsias e que devem ser evitados. Espero estar errado nesta análise. Ou ainda existe a possibilidade de se pensar que escatologia é coisa de Adventista. Batista mesmo, nao se preocupa com essa coisa. Será ?
Espero que os Pastores desta veneranda Lista nao estejam engrossando a fileira dos que nao gosta desses assuntos. Ou talvez possam apresentar algum tipo de explicaçao sobre a baixa desse assunto no púlpitos.
Vamos ser bem tolerantes ao admitir que um pregador possa nao gostar de um assunto, mas será que ele tem direito de nao ministrar esse assunto para a Igreja ?
Se bem que, indiretamente, a cada Ceia do Senhor que é oficiada, se está falando sobre a Volta do Senhor. Mas, ensino claro e dirigido sobre Escatologia, tem faltado nos púlpitos de muitas igrejas (nao de todas, felizmente).
Na minha particular opiniao, a Volta do Senhor é um dos assuntos que mais traz esperança e consolo para todos os crentes, em todas as épocas.
Pensem nisso, me perdoando pelas inferiçoes acima, que podem estar equivocadas.
Abracos a todos
Jose fernando

Nenhum comentário:

Arquivo do blog