terça-feira, 3 de maio de 2011

Nível dos oceanos pode subir 1,6 m até 2100, diz estudo


O aumento do nível dos oceanos deve trazer consequências devastadoras para as cidades costeiras, principalmente as densamente povoadas e de localização mais baixa
Foto: Getty Images
Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir
Um estudo divulgado nesta quarta-feira aponta que o nível dos oceanos aumentará mais rapidamente do que o esperado neste século, em parte devido à aceleração das alterações climáticas no Ártico e ao derretimento do gelo na Groenlândia. Segundo relatório do Programa de Monitoramento e Avaliação do Ártico em Oslo (PMAAO), o nível dos oceanos pode ser elevado em até 1,6 m em 2100.
A mudança deve literalmente cobrir algumas pequenas ilhas, arruinar vastas extensões de terra utilizadas para plantações e aumentar a intensidade de vulcões ativos e outros eventos naturais extremos. Mesmo tratando-se de um evento relativamento lento, ele deve trazer consequências devastadoras para as cidades costeiras, principalmente as densamente povoadas e de localização mais baixa como algumas regiões de Bangladesh, Vietnã e China, alertam os cientistas.
"Os últimos seis anos (até 2010) foram o período mais quente já registrado no Ártico", aponta relatório. "No futuro, em nível mundial, o mar deve subir de 0,9 m a 1,6 m em 2100, e a perda de gelo das geleiras e calotas polares do Ártico e da camada de gelo da Groenlândia representarão uma contribuição substancial", acrescenta o estudo. Os aumentos foram projetados a partir de 1990.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) informou em seu último grande estudo, em 2007, que o nível dos mares eram susceptíveis de aumentar entre 18 e 59 cm até 2100. Esses números não incluíam uma possível aceleração do degelo nas regiões polares.
Ministros das Relações Exteriores das nações do Conselho do Ártico ¿ Estados Unidos, Rússia, Canadá, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Islândia ¿ devem se reunir na Groenlândia em 12 de maio. "O aumento da temperatura média anual, desde 1980, é o dobro no Ártico em comparação com resto do mundo", disse o estudo. As temperaturas agora estão mais elevadas do que a qualquer momento nos últimos 2 mil anos, segundo o estudo.
Efeito estufa
O IPCC afirmou ainda que é pelo menos 90% provável que as emissões humanas de gases do efeito estufa, principalmente a queima de combustíveis fósseis, sejam responsáveis pela maior parte do aquecimento nas últimas décadas.
"É preocupante que a ciência mais recente indique uma elevação do nível do mar muito mais alta do que esperávamos", disse a Comissária do Clima da União europeia, Connie Hedegaard. "O estudo é mais uma evidência de como o combate às alterações climáticas se tornou urgente, embora esta urgência nem sempre fique evidente no debate público e no ritmo das negociações internacionais", disse.
As negociações da ONU para um pacto global de combate às alterações climáticas têm um progresso lento. A ONU diz que promessas nacionais para limitar as emissões de gases de efeito estufa são insuficientes para evitar mudanças perigosas, como inundações ou ondas de calor.
Com informações da AFP
mais notícias de pesquisas »
Fonte:http://noticias.terra.com.br
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog