quarta-feira, 13 de abril de 2011

O mundo acabará em 2012?



Ideia de que o mundo acaba em 21 de dezembro do ano que vem tem sido assunto nas redes sociais, seduz e amedronta a muitos

Tragédias que matam milhares, como o terremoto e o tsunami no Japão, alimentam a ideia de que mundo está perto do fim (AFP/ Yomiuri Shimbun)
Embora no livro de Apocalipse a Bíblia descreva pormenores de como será o fim do mundo e dos sinais que viriam para indicar a chegada desse momento, não é dessa publicação a previsão que vem esquentando a cabeça de alguns e tirando o sono dos que acreditam que o fim, propriamente dito, vai acontecer em dezembro de 2012. O assunto ganha espaço nas redes sociais e é tão sedutor que ganhou até filme sucesso de bilheteria, o “2012”.
Na virada do milênio, a aposentada Ester*, 76, vendeu casa e demais bens que possuía em Manaus para mudar-se para o interior do Estado onde, segundo acreditava, seria mais fácil fugir da perseguição aos cristãos, que aconteceria no fim dos tempos, ou seja, na virada do ano de 2000 para 2001.
Segundo amigos e familiares dela, que continua morando na zona rural, sem mais ter tantos pesadelos com o assunto, dona Ester entrou em pânico com a proximidade do novo milênio e saiu de Manaus levando consigo até os netos.
Mas estudiosos e religiososos não demoram em negar os escritos como previsões. Tanto o arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, da Igreja Católica, quanto o pastor Davi Hatcher, 56, da Nova Igreja Batista, afirmam que o fim acontecerá, mas a ninguém Deus teria dado esse conhecimento. Como prova disso, citam as dezenas de previsões como essa dos Maias, que cujas datas chegaram e passaram sem que nada fora da rotina acontecesse. A data de 2012 está relacionada com o calendário dos Maias, que utilizavam um calendário de 260 dias para eventos religiosos e cerimoniais, um calendário solar de 365 dias, um calendário que combinava os dois primeiros e o de longa contagem de, aproximadamente, 5.126 anos, que terminaria em 21 de dezembro de 2012. Estudiosos dizem que os maias indicavam o fim de um ciclo e não do mundo. Mas há controvérsias.
SINAIS EVIDENTES
Para o pastor Davi, embora os sinais que acompanharão o tempo do fim sejam visíveis, não é possível afirmar a sua chegada. “Só Deus sabe e nem mesmo a ciência, com todos os avanços obtidos até aqui, pode dizer”, afirma ele, citando que entre os sinais bíblicos indicados estaria o fato de Israel tornar-se uma nação dona de sua própria terra, conflitos entre os árabes e judeus, terremotos, maremotos e grandes enfermidades. “Uma das coisas previstas no Apocalipse é a crise econômica e as muitas enfermidades que viriam da África, como a Aids e as gripes”, detalha o religioso. Ele, no entanto, diz não ser possível tentar acertar o dia. Davi cita o segundo livro de Pedro, no trecho em que o apóstolo alerta aos que confundem a paciência de Deus com indiferença. “Deus manda que todos se corrijam porque estamos acumulando os pecados e um dia quando transbordar, Ele virá com a ação e aí não haverá tempo”, argumenta.
BISPO APOSTA QUE O FIM NÃO SERÁ AGORA
O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, cita o filme para lembrar de outros eventos nos quais várias pessoas ousaram saber o que ninguém no mundo sabe. A solução, segundo afirma, é muito simples. “Não adianta viver preocupado com o passado e nem com o futuro. Devemos viver o presente e nos colocarmos nas mãos de Deus”, afirma o bispo.
Para os preocupados demais com o futuro, ele cita a Campanha da Fraternidade, deste ano convocando os cristãos a cuidar do planeta que é a nossa casa, cada vez mais ameaçada pela ação do homem. Ao criticar o comportamento daqueles que se preocupam mais com o ter do que com o ser, dom Luiz afirma que enquanto o homem for escravo do consumismo, haverá guerras como a que envolve o petróleo. Para ele, é lamentável ver o homem ocupado demais com coisas supérfluas, esquecendo o lado espiritual. Quanto ao fim do mundo, ele é taxativo e irônico: “Aposto um milhão que não acontecerá em 2012”.
APOCALIPSE NÃO DEVE EXISTIR
Grande parte dos cientistas e especialistas estudiosos da civilização Maia discorda da interpretação apocalíptica. Para eles, a data corresponde apenas à restauração do calendário, como se fosse uma virada de milênio. O calendário de longa contagem não termina em 21 de dezembro de 2012 ou em outras datas estipuladas por outros estudiosos do tema, já que existem inscrições de previsões até para o ano de 4.772.
Manaus, 03 de Abril de 2011
Ana Celia Ossame
http://acritica.uol.com.br/noticias/mundo-acabara_0_455954692.html

Fonte:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog