quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cientistas revelam risco de "tsunami mortal" por asteroides


no Unido está entre os países sob risco de devastação pelo chamado “tsunami de asteroide” que poderia matar milhares de pessoas que vivem nas costas, segundo informaram cientistas da Universidade de Southampton nesta terça-feira, data em que é celebrado o Dia do Asteroide. As informações são do The Mirror.

 Foto: The Mirror / Reprodução
Cientistas britânicos revelam risco de “tsunami de asteroides”
Foto: The Mirror / Reprodução
O time de pesquisadores britânicos desenvolveu uma ferramenta que pode prever onde os asteroides poderiam cair na Terra e qual o impacto que isso poderia ter. Há milhões de asteroides no sistema solar, porém somente 13 mil foram descobertos – e 500 deles têm potencial de atingir o planeta.
No entanto, se um deles batesse na Terra, teria o potencial de acabar com todo o Reino Unido, por exemplo. Mas, o impacto em si não é o único problema causado por asteroides, já que os tsunamis poderiam destruir completamente cidades litorâneas de todo o mundo (no caso do impacto do objeto com os oceanos).

 Foto: The Mirror / Reprodução
O Reino Unido está entre os países sob risco de devastação pelo chamado “tsunami de asteroide” que poderia matar milhares de pessoas que vivem nas costas
Foto: The Mirror / Reprodução
A ferramenta chamada “Armor” calcula os danos e as probabilidades e tem como objetivo ajudar organizações como a ONU a criar planos de ação. “É fácil ser leviano devido ao efeito de Hollywood, mas é um risco real”, explicou o cientista Hugh Lewis, professor de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Southampton.
“Este novo software não só nos permite ver onde um impacto é provável, mas também simula o que aconteceria se tentássemos desviá-lo, por exemplo, usando uma nave espacial para dar-lhe um ‘empurrão’ no espaço”, completou.
O último grande asteroide que atingiu a Terra foi o ‘Tunguska’, em 1908. Ele se chocou contra o planeta com a força de mil bombas atômicas e destruiu uma área de 2.149.690km².
O Dia Mundial do Asteroide (30 de junho) recebeu o apoio de mais de 100 cientistas e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância de monFofonteneiramento
[

Nenhum comentário:

Arquivo do blog