O fim do mundo pode acontecer de diversas maneiras, depende de para quem você pergunta. Por exemplo, alguns acreditam que o cataclismo global vai acontecer quando os pólos magnéticos da Terra se inverterem. Quando o norte virar o sul, os continentes vão se mover, gerando terremotos massivos, mudanças climáticas e a extinção das espécies.
O histórico geológico mostra que os pólos já se reverteram centenas de vezes na história; isso acontece quando grupos de átomos de ferro no núcleo externo líquido da Terra se alinham de maneira oposta, como ímãs orientados para a direção oposta daqueles que estão ao redor.
Isso talvez possa acontecer, ou não. A Terra é um sistema muito complexo para os cientistas adivinharem o que esperar. De qualquer modo, o processo vai levar alguns milhares de anos, o que nos dá tempo para nos ajustarmos às mudanças. [LiveScience]
A Terra pode inverter os polos magnéticos a qualquer hora e nós não estamos prontos
A inversão pode acontecer a qualquer momento e absolutamente não estamos preparados para as suas consequências.
Cientistas usaram imagens de satélite e cálculos complexos para estudar o deslocamento do campo magnético e tentar determinar se a inversão é iminente ou não.
Eles descobriram que o ferro fundido e o níquel estão drenando energia do dipolo na borda do núcleo da Terra, onde é gerado o campo magnético do planeta.
Embora uma inversão de polos não seja nada novo na história da Terra, desta vez pode ter sérias implicações para a humanidade, por conta do estilo de vida moderno.
A radiação, então, pode se aproximar do planeta muito mais do que o habitual. Eventualmente, pode atingir a superfície da Terra, tornando regiões inabitáveis e causando extinção de espécies.
Antes disso acontecer, porém, um campo magnético enfraquecido provavelmente já afetaria os satélites em órbita no planeta. De fato, tais tecnologias já sofreram falhas de memória e outros danos quando expostas a tal radiação no passado.
Adeus, vida moderna
Os danos causados a satélites podem afetar vários sistemas, inclusive os que controlam as redes elétricas. Se essas redes falharem, podem levar a apagões mundiais que especialistas preveem que poderiam durar décadas.
Certamente, não precisamos de pânico agora – mas precisamos de planejamento e cautela. Leia a matéria completa em: [ScienceAlert]
Nenhum comentário:
Postar um comentário