quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Reino de Deus está próximo? Jesus reinará, e não haverá fim do seu reino. (A volta de Jesus)

Jesus Cristo


JESUS, QUEM ERA ELE? - Por que ele é tão importante
JÁ POR mais de 2 mil anos tem-se dado muita atenção ao nascimento de Jesus. De acordo com Lucas, médico do primeiro século, um anjo disse a uma jovem virgem chamada Maria: “Eis que conceberás na tua madre e darás à luz um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus.” O que esse mensageiro angélico falou sobre Jesus? “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo”, disse o anjo. “Ele [Jesus] reinará”, e “não haverá fim do seu reino”. — Lucas 1:31-33.
Com certeza é disto que a humanidade precisa — de um governante mundial justo para administrar os assuntos da Terra de forma amorosa. De fato, muito antes do nascimento de Jesus a Bíblia predisse: “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será . . . Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim.” — Isaías 9:6, 7, Almeida, atualizada.
Um governo justo e pacífico — que perspectiva maravilhosa! Mas observe que foi predito que esse governo estaria sob a responsabilidade de um príncipe, o “Príncipe da Paz”, deixando claro que o Rei de toda a criação, o Deus Todo-Poderoso, confia esse domínio ao Seu Filho. Assim, Jesus repetidas vezes chamou esse governo, do qual seria o Governante, de “o reino de Deus”. — Lucas 9:27, 60, 62.
No começo de seu ministério, Jesus disse: “Tenho de declarar as boas novas do reino de Deus também a outras cidades, porque fui enviado para isso.” (Lucas 4:43) Ele até mesmo ensinou seus seguidores a orar pela vinda do Reino de Deus. (Mateus 6:9, 10) O periódicoChristianity and Crisis diz que “o Reino era o tema principal do ensino [de Jesus]”, acrescentando: “Nenhum outro assunto ocupava tanto a mente dele ou era tão importante para a sua mensagem. É mencionado mais de cem vezes nos Evangelhos.”
Questões a serem examinadas
Como você visualiza Jesus hoje?
Como você visualiza Jesus hoje? Em geral, nesta época do ano ele é descrito como um bebê numa manjedoura. E é verdade que, por pouco tempo, Jesus foi um bebê indefeso. (Lucas 2:15-20) Mas será que é assim que ele deve ser primariamente lembrado? Pense nisto: Por que Jesus nasceu como humano? Realmente, quem era ele?
“Será que Jesus era o Filho de Deus, o prometido Messias da Bíblia Hebraica?”, perguntou aEncarta Yearbook de 1996. “Ou ele era simplesmente um homem, extraordinário talvez, mas ainda assim um homem?” Essas perguntas merecem séria consideração. Por quê? Porque a nossa própria vida e felicidade dependem de como encaramos Jesus e agimos em relação a ele. “Quem exerce fé no Filho tem vida eterna” diz a Bíblia, mas “quem desobedece ao Filho não verá a vida”. — João 3:36.
Não era um homem comum
Após descrever as atividades de Jesus aos 12 anos, no templo de Jerusalém, a Bíblia diz que ele voltou para casa com Maria e o marido dela, José, e “[Jesus] continuou a estar-lhes sujeito”. (Lucas 2:51, 52) Mas depois que Jesus cresceu, ficou claro que ele não era um homem comum.
Quando Jesus acalmou uma tempestade no mar, um amigo assustado exclamou: “Quem é realmente este?”(Marcos 4:41) Mais tarde, Jesus foi entregue ao governador romano Pôncio Pilatos sob falsas acusações. Convencido da inocência de Jesus e movido pela postura digna dele diante de tratamento cruel e injusto, Pilatos apresentou Jesus à multidão, exclamando com admiração: “Eis o homem!” Mas os judeus responderam: “Nós temos uma lei, e é segundo a lei que ele deve morrer, porque se fez filho de Deus.” — João 19:4-7.
Ao ouvir Jesus ser chamado de “filho de Deus”, Pilatos ficou com medo. Pouco tempo antes, haviam-lhe dito que sua esposa tivera um sonho sobre Jesus, a quem ela chamou de“esse homem justo”. (Mateus 27:19) De modo que Pilatos ficou imaginando quemrealmente era aquele homem. Apesar de saber que Jesus era da Galiléia, Pilatos perguntou: “Donde és?” A conversa logo acabou quando Jesus se recusou a responder. — João 19:9, 10.
Jesus obviamente era humano, mas diferente de todos os outros, pois havia sido um ser espiritual, conhecido no céu como a Palavra. Daí, de maneira milagrosa, Deus transferiu sua vida do céu para o ventre de Maria. “A Palavra se tornou carne”, o apóstolo João afirmou, “e residiu entre nós”. — João 1:1, 2, 14, 18; Revelação (Apocalipse) 3:14.
Por que era necessário uma origem divina
Adão, o primeiro homem, pecou antes de gerar filhos. Um anjo rebelde, que veio a ser chamado de Diabo e Satanás, conseguiu fazer com que ele desobedecesse a Deus. O resultado foi que Adão perdeu seu relacionamento como filho de Deus, assim como Deus disse que aconteceria caso Adão lhe desobedecesse. Dessa forma, Adão sofreu as conseqüências. Ele se tornou imperfeito, envelheceu e, por fim, morreu. — Gênesis 2:15-17; 3:17-19; Revelação 12:9.
A Bíblia explica o efeito que a desobediência de Adão teve em todos os seus descendentes: “Por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” (Romanos 5:12) Infelizmente, todos nós herdamos o pecado de nosso primeiro pai, Adão, com suas terríveis seqüelas, ou seja, o envelhecimento e a morte. — Jó 14:4; Romanos 3:23.
O livramento dessa condição só seria possível por meio de um pai perfeito que não tivesse herdado o pecado e suas horríveis conseqüências. Veja agora como foi providenciado esse novo pai, comparável ao perfeito Adão.
A vinda daquele que foi prometido
Como talvez se lembre, o prometido “Príncipe da Paz” também é chamado de “Pai Eterno”. (Nova Versão Internacional) Seu nascimento foi predito da seguinte forma: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho.” (Isaías 7:14; Mateus 1:20-23, NVI) Portanto, nem Jesus nem Adão, o primeiro homem, tiveram um pai humano. Ao descrever a linhagem de Jesus até o início da história humana, o historiador bíblico Lucas mostra que Adão veio à existência como um “filho de Deus”. (Lucas 3:38) Mas, conforme vimos, Adão perdeu seu relacionamento como filho de Deus — para si mesmo e para todos os seus descendentes. De modo que todos nós precisamos, por assim dizer, de um novo pai que seja perfeito, como Adão era quando foi criado.

Por que Jesus é chamado de “o último Adão”?
Deus enviou seu Filho do céu para ser esse novo Adão, substituindo o primeiro. A Bíblia diz: “‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.’ O último Adão tornou-se espírito vivificante. O primeiro homem é da terra e feito de pó; o segundo homem é do céu.” (1 Coríntios 15:45, 47) Jesus, “o último Adão”, é como “o primeiro homem, Adão”, no seguinte sentido: Jesus era um homem perfeito, capaz de gerar descendentes perfeitos que poderiam viver para sempre em perfeição na Terra. — Salmo 37:29; Revelação 21:3, 4.
Apesar dos ataques de Satanás, Jesus, que não gerou filhos, permaneceu fiel a Deus. A vida humana perfeita de integridade que Jesus sacrificou, ou da qual abriu mão, é chamada de resgate. A Bíblia explica: “Temos o livramento [do pecado e da morte herdados de Adão] por meio de resgate, por intermédio do sangue [de Jesus].” Ela também diz: “Assim como pela desobediência de [Adão] muitos foram constituídos pecadores, do mesmo modo também pela obediência de [Jesus] muitos serão constituídos justos.” — Efésios 1:7; Romanos 5:18, 19;Mateus 20:28.
Se exercermos fé em Jesus, ele se tornará nosso “Pai Eterno” e nosso “Salvador”. Exercerá seu domínio principesco de modo maravilhoso ao servir como Governante do Reino de seu Pai. Examinemos agora como será viver debaixo desse governo, e quando podemos esperar que tais bênçãos grandiosas se realizem. — Lucas 2:8-11.
a-volta-de-jesus

“EIS que um rei reinará para a própria justiça.” Uma característica da Bíblia é apresentar promessas inspiradoras como essa sobre o governo do Reino de Jesus. Outra de tais promessas diz: “Livrará ao pobre que clama por ajuda, também ao atribulado e a todo aquele que não tiver ajudador. Terá dó daquele de condição humilde e do pobre, e salvará as almas dos pobres. . . . O sangue deles será precioso aos seus olhos.” — Isaías 32:1; Salmo 72:12-14.
Será que alguém pode negar que as pessoas no mundo inteiro precisam de tal governo justo? Jesus instou seus seguidores a ter o Reino de Deus bem em mente. Ele os ensinou a orar: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” — Mateus 6:9, 10.
Provas de que o Reino de Deus está próximo
Como podemos saber quando esse Reino virá em resposta àquela oração? Os primeiros seguidores de Jesus ficaram curiosos, e perguntaram: “Qual será o sinal da tua presença [como Rei reinante] e da terminação do sistema de coisas?” Jesus respondeu: “Nação se levantará contra nação . . . , e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro. Todas essas coisas são um princípio das dores de aflição.” Ele também advertiu: “Por causa do aumento do que é contra a lei, o amor da maioria se esfriará.” — Mateus 24:3-12.
Outra profecia da Bíblia diz que “nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder”. — 2 Timóteo 3:1-5.
Talvez concorde que essa descrição dos “últimos dias” se encaixa perfeitamente nos tempos em que vivemos. São muitas as provas de que agora é o tempo para o cumprimento da seguinte profecia bíblica: “O Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” — Daniel 2:44.
“Será chamado pelo nome de . . . Príncipe da Paz. Da abundância do domínio principesco e da paz não haverá fim.” — Isaías 9:6, 7
O governo do Reino exercido pelo “Príncipe da Paz” removerá tudo o que possa perturbar a paz daqueles que sobreviverem ao fim deste mundo. (Isaías 9:6) A profecia bíblica garante: “O mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:17) O fim deste mundo permitirá que aqueles que fazem a vontade de Deus usufruam o que a família humana perdeu quando nossos primeiros pais, Adão e Eva, se rebelaram contra Deus.
A vida que está bem próxima
“Na recriação”, explicou Jesus, ‘o Filho do homem se assentará no seu glorioso trono’. (Mateus 19:28) O que é essa “recriação”? Outra versão da Bíblia usa a expressão “renovar tudo”. (Bíblia na Linguagem de Hoje) Um relato bíblico paralelo a chama de [ovindouro sistema de coisas”. (Lucas 18:30) Naquele tempo, Jesus usará sua autoridade concedida por Deus como o Príncipe da Paz por dar vida eterna a todos os que exercerem fé no seu sacrifício de resgate. — João 5:21.
No novo sistema de Deus, as pessoas usufruirão o tipo de vida que ele deu a Adão e Eva quando os colocou no Paraíso terrestre. Lembre-se que Deus os instruiu a ter filhos, de fato, a ‘encher a terra, e sujeitá-la’. A tarefa deles era expandir seu paraíso edênico por toda a Terra. (Gênesis 1:28) Da mesma forma, na recriação, a Terra será habitada pelos sobreviventes do fim deste sistema, por seus filhos e pelos que forem ressuscitados. A tarefa de todos esses será ajudar a transformar a Terra num paraíso, assim como Deus queria no princípio.
Veja algumas das bênçãos, indicadas pela Bíblia, que as pessoas terão no novo mundo de justiça. — 2 Pedro 3:13.
Apesar de as promessas nesta página talvez parecerem boas demais para ser verdade, elas com certeza se realizarão no “vindouro sistema de coisas”. Jesus, em oração a Deus, descreveu o que as pessoas precisam fazer para usufruir tais bênçãos, ao dizer: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Esperamos que você esteja entre os que humildemente procuram esse conhecimento que dá vida.

5 comentários:

Arnaldo Ribeiro disse...

PARTILHANDO A HETANÇA ESONDIDA AOS OLHOS DA CARNE:
AMADOS DISCÍPULOS DO SABER EM CRISTO: PRESTAI ATENÇÃO! Não podeis esquecer de que os mais relevantes e imprescendiveis segredos que Deus nos legou, estão encerrados no âmago das parábolas bíblicas, demandando a sua recomposição literária, a fim de obtermos as revelações: Observai o que está evidente neste exemplo singular:
(JB.18.1) TENDO JESUS DITO ESTAS PALAVRAS, SAIU JUBTAMENTE COM OS SEUS DISCÍPULOS PARA O OUTRO LADO DO RIBEIRO CEDROM, ONDE HAVIA UM JARDIM, AI ENTROU COM ELES: (MC.1.29) ENTÃO JESUS LHES DISSE: TODOS VÓS VOS ESCANDALIZAREIS, PORQUE ASSIM ESTÁ ESCRITO: (AP.3.13) QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:
Conferi e certificai se os caracteres que compõem o texto acima (232 letras e 12 sinais), correspondem aos mesmos que formam o texto abaixo, trazendo à luz a seguinte revelação:
HOJE OUVIREIS O DISCÍPULO QUE AMA JUSTIÇA, E DIZ ESTAS PALAVRAS DE DEUS, TESTANDO O MUNDO EM JESUS CRISTO E EM CRISTO JESUS: AGORA ESTÃO VENDO QUE HÁ DOIS CRISTOS, LENDO OS TESTAMENTOS qUE ARNALDO RIBEIRO ESCREVE: E OUVIRAM O ESPÍRITO DO PAI COMUIM, ESPIRITUALUZANDO AS ALMAS DOS JUSTOS:
(HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICEIS DE EXPLICAR, PORQUANTO VÓS TENDES TONADO TARDIOS EM OUVIR: (NM.9.8) ESPERAI E OUVIREI O QUE O SENHOR VOS ORDENARÁ: (LE.9.17) AS PALAVRAS DOS SÁBIOS, OUVIDAS EM SILENCIO, VALEM MAIS DO QUE OS GRITOS DE QUEM GOVERNA ENTRE TOLOS...

Arnaldo Ribeiro disse...

DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA:
(JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porque Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
(HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:
(JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:
(HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:
(LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
(AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:


PAUSA PARA UM ALERTA GERAL
Saibam todos os povos que: Caso a mídia brasileira e ou a internacional, persistam em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Obra da Criação do seu Reino na terra; eis que, simplesmente, EU me calarei!
Arnaldo ou Israel

Arnaldo Ribeiro disse...

O SABER LER A SI:
(ES.12.1)
(AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

(ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



O SÉTIMO DIA
(DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
(GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
(Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
E agora José? Ou melhor, Chico?...

Arnaldo Ribeiro disse...

SINAIS PROFETICOS: AQUECIMENTO GLOBA-CRISE HIDRICA–ADVERTÊNCIA DIVINA-E OUTROS SINAIS...
(MC.12.10) Ainda não lestes esta Escritura: (GN.5.1) No dia em que Deus criou o Homem à sua semelhança; (GN.6.12) viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra: (IS.59.15) O Senhor viu isso, e desaprovou o não haver juízo:
(RM.9.’) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (2SML.22.23) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:
(IS.24.5) Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem, vagueiam em trevas, vacilam todos os fundamentos da terra; (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (1CO.11.30) Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos os que dormem:
(IS.19.21) Onde estão os vossos sábios? (LC.8.25) Onde está a vossa fé? (JR.14.22) Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas de si mesmos? (MC.12.27) Laborais em grande erro: (LV.18.27/28) Não suceda que a terra vos vomite havendo vós a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós, e a terra se contaminou:
(IS.55.11) Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para o que a designei: (NM.24.4) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém, de olhos abertos:(EZ.12.11) Eu sou o vosso sinal:

Arnaldo ou Israel

Arnaldo Ribeiro disse...

É PRECISO SABER INTERPRETAR AS PARÁBOLAS

"Se não entendermos o significado moral ou espiritual da parábola, ela não passa de uma simples história com um conteúdo banal. A letra mata, o espírito vivifica, é o que alertam Jesus (Jo 6:63) e Paulo (2Cor 3:6). Vinícius compara a parábola com um fruto, do qual é preciso retirar a casca para saborearmos e nos alimentarmos com o sumo ou polpa.

Muitas pessoas não aprenderam a interpretar as parábolas evangélicas. No tempo de Jesus, isso também acontecia, o que levou os discípulos a perguntarem:

"— Mestre, por que lhes falas por parábolas?

— Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. Porque àquele que tem, se dará e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado" (Mt 13:10-17)


Jesus sabia que a maioria das pessoas o procuravam apenas para ver fenômenos e receber curas, mas não se interessavam pela mensagem espiritual. Falando em parábolas, ele ministrava a todos o ensino mas não o banalizava, pois a pessoa tinha de ouvir com atenção e pensar a respeito para captar o sentido da mensagem e fixá-la na memória. Quem tivesse condições para isso, aprendia e se enriquecia espiritualmente. Quem não quisesse se esforçar, perdia a oportunidade de aprender.

Os discípulos e apóstolos às vezes também não entendiam o significado de alguma parábola. Mas estavam dispostos a aprender, haviam renunciado a muita coisa para seguir a Jesus e precisavam saber para dar continuidade à pregação do Evangelho no mundo. Por isso, Jesus explicava a eles, em particular, o que não houvessem entendido.
A interpretação das parábolas exige um estudo muito cuidadoso das circunstâncias em que foram proferidas e da doutrina, ou argumentos que elas tinham em vista. Feito isso, logo se descobre a sua aplicação universal, adaptada em todas as circunstâncias análogas e em todos os tempos.

Convém, ainda, conhecer um pouco os usos e costumes do povo hebreu para melhor compreender algumas figuras empregadas por Jesus em suas parábolas.

O Espiritismo não somente relembra as parábolas evangélicas. Com os novos ensinos espirituais que traz, ajuda-nos a entender o significado delas e a retirar do simbolismo a mensagem cristã, a fim de que por ela pautemos as nossas ações."

Fonte:
OLIVEIRA, Therezinha. Estudos Espíritas do Evangelho. CEAK.
Compartilhado para fins de estudo espírita.
« Última modificação: Ontem às 16:46 by Edna☼ »

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-evangelho-segundo-o-espiritismo/parabolas-55726/#ixzz4W7OQ5Oyo

EXMPLO CABAL

(JR.50.46) – AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA, ESTREMECEU A TERRA; E O GRITO SE OUVIU ENTRE AS NAÇÕES:
(São 72 letras e 4 sinais que gritam entre os Seres que já estão despertos):
DEUS TESTOU A GENTE NA VIDA ETERNA DE SÁBIO, E EU TESTO O CORAÇÃO SEM AMOR: ARNALDO RIBEIRO.

(LC.20.17) QUE QUER DIZER, POIS, O QUE ESTÁ ESCRITO? (AP.21.6) Tudo está feito: (JB.8.32) CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ; (EZ.12.24) porque já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira no meio da casa de Israel: (SL.119.1) Bem-Aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.
(CR.11.30) Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos que ainda dormem: (MT.723) Então, lhes direi explicitamente: Agora, a responsabilidade e a culpa do sangue inocente que continua sendo derramado no mundo, é assumida pelo EGOISMO da mídia brasileira, pela ignorância dos responsáveis pelos meios de comunicação, que teimam em esconder da população a Augusta Presença de Cristo entre nós, e o estabelecimento do Reino dos Céus. Contudo, eles já têm consciência do mal que perpetuam, e sabem que já começaram a pagar inexoravelmente por isto.

Arquivo do blog